sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto de Literatura Profª Ivany Gustavo

 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
                  PROJETO LITERAMUNDO 

       TURMA-  3º ano
       PROFESSORA: Ivany F. Gustavo Silva,
       COLABORADORAS: Margareth, Marta, Eva
        DURAÇÃO: Durante o ano de 2012
        APRESENTAÇÃO

                 A literatura  é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através de variados gêneros que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
               Incentivar a formação do hábito de leitura é fundamental para o desenvolvimento do aluno como todo(oralidade, leitura, interpretação, desenvoltura, memória, expressão) e envolvimento familiar nas apresentações no decorrer da semana. 

      OBJETIVO GERAL: Levar o aluno a ter contato com variados tipos de textos e literatura.
      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
           Dramatizar e fazer reconto;
.          Ampliar o vocabulário;
.          Estimular a criatividade.
           Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
           Cuidar e valorizar os livros;
           Estimular o gosto pela leitura.
        RECURSOS
      Livros de literatura;     Textos diversos;    DVDs; CD’S;  Computador; Máquina digital;
               Celular;
   

        METODOLOGIA

         Conversa informal diálogo e questionamento oral através relatos sobre o assunto;

         História em seqüência;
         Historinhas infantis;
         Dramatização das historinhas (teatrinho);
         Fantoches e dedoches; 
         Vídeos

        Confecção de personagens com massinha


        DESENVOLVIMENTO
         Organizar a turma em grupos e distribuir uma folha em branco,para que ilustrem;
     Analisar o assunto principal da história
         Contar a história e não dizer o fim , pedir aos alunos que em grupo ou individualmente , organizem um fim para a história;
      Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e produzir textos;
      Cantar, recitar, músicas e poemas relacionados a história , contar para todos;
       Recontar a história em quadrinhos;
       Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados, reescritos;
           Baú da fantasia para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
       Contar a vida do autor;
       Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
       Usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, , imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
            Organizar a turma em grupos e distribuir uma folha em branco,para que ilustrem;
            Recontar a história com fantoches;
           Caracterizar personagens (bom momento para identificar valores humanos);
             Analisar o assunto principal da história;
            Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e produzir textos;
             Cantar, recitar, músicas e poemas relacionados a história;
        Produzir um desenho que ilustra como seria se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia há cem anos atrás/ como ela ia viver);
        Contar a história e não dizer o fim , pedir aos alunos que em grupo , organizem um fim para a história, contar para todos;
         Recontar a história em quadrinhos;
         Contar a história retirada de um livro, mostrar também em cd ou fita cassete e ainda em vídeo. Traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro com ilustrações feitas pelas crianças;
         Em roda colocar os livros no meio da sala ou distribuir um para cada um, pedir que façam uma leitura de imagens e recontem o que viram e que imaginam ter na história;
               Usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
          Teatro de fantoches, teatro de sombras, teatro de palitoche, dramatizações;
          Utilizar a mesma história contada em épocas e autores diferentes para que façam comparações:elaborar novas versões dos contos de fadas;

CULMINÂNCIA : Amostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos, apresentações e dramatizações.
BIBLIOGRAFIA:

.FIORE, De Elizabeth (organizadora). “A viagem da leitura nas terras do faz-de –conta”. Nova Escola. Nº 112, maio, 1998, p.10-19.
.MINAYO, MC (Organizadora), Pesquisa Social, teoria, método e criatividade, 3ª edição,Petrópolis, Editora Vozes – 1994.
. ABRAMOVICH, Fanny – Literatura Infantil, Gostosuras e bobices
.MINISTÉRIO,Cristina (organizadora). “Literatura – passaporte para o prazer”. AMAE Educando. Nº 292, junho, 2000, p.8-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre as publicações!